quarta-feira, 8 de outubro de 2008

Os tempos modernos

Expansão Marítima e Comercial Européia.


O expansionismo marítimo dos séculos XV e XVI colaborou para Europa recuperar-se dos efeitos da crise econômica do século XIV .Portanto,deve ser en-tendido dentro do contexto da transição do feudalismo para o capitalismo.

A falta de metais preciosos para cunhagem de moedas,a falta de terras férteis e a necessidade de novas rotas comerciais,principalmente com o Oriente,foram os fatores preponderantes que incentivaram o europeu a explorar o Oceano Atlântico.

O rico comércio de especiarias orientais era monopólio italiano(Gênova e Veneza).Encontrar uma nova rota para ir buscar nas fontes as tão desejadas especiarias (cravo,canela,pimenta,artigos de luxo e etc.)tornou-se necessária principalmente por causa da queda de Constantinopla nas mãos dos turcos,em 1453.

Somente com um Estado forte e centralizado,aliado a uma burguesia em ascensão foi possível realizar o expansionismo marítimo.

Impulsionado pelas riquezas advindas do comércio ultramariano,novas técnicas naúticas foram surgindo,tais como:abússola e o astrolábio-instrumentos de orientação-,as caravelas-navios leves e ágeis,próprios para navegar em alto mar-,e a pólvora-usada para fins militares.

A fé religiosa acompanhava os navegadores .Imbuídos de um espírito cruzadista e misssionário ,os europeus programarama a fé cristã por onde iam.

Pioneirismo português

Portugal foi o pioneiro no expansionismo marítimo .Dentre os fatores que colaboraram com esse efeito,destaca-se a existência de um Estado centralizado (1385)que atendia aos interesses da próspera burguesia mercantil das cidades portuárias de Lisboa e do Porto .Assim,foi possível estabelecer um centro de referência em pesquisas naúticas,onde se recolhiam astrônomos,geógrafos,navegadores,cartógrafos e matemáticos,conhecido como Escola de Sagres .Além disso,Portugal é todo banhado pelo Oceano Atlântico,o que influenciou no espírito navegador de seu povo.

O expansionismo português começou com a tomada de Ceuta,no norte da África,1415.O Cabo de Boa Esperança,noextremo sul do continente africano,foi contornado por Vasco da Gama,em 1498,quando finalmente chegou -se às Índias .Portugal passa a ter o monopólio do comércio das especiarias de 1500 a 1530.Ciente da existência de terras a ocidente do Atlântico Sul,Portugal mandou a frota de Pedro Álvares Cabral,1500,tomar posse que viria a ser o Brasil.

Navegações espanholas

Os espanhóis somente iniciaram sua expanção marítima após a completa expulsão dos árabes da Península Ibérica em,1492,e depois da unificação das coroas dos reinos de Castela e Aragão.

Coube a Cristovão Colombo,defensor da tese de que a terra era redonda,a tarefa de encontrar uma rota marítima que seguisse a direção do Ocidente . O resultado dessa experiência náutica foi a descoberta de um novo
continente,logo chamado de América .Porém,Colombo morreu acreditando que tinha chegado às Índias,daí deriva a denominação índio,dada aos habitantes do continente .

A circunavegação da terra só se concretizaria com a expedição de Fernão de Magalhães,ocorrida a partir de 1519 .Nela,provou-se definitivamente que a terra era redonda .


Como já foi dito, os descobrimentos marítimos promoveram o desenvolvimento do capitalismo .Para que isso ocorresse , era fundamental acolonização das novas terras.

Nenhum comentário: